Os 10 Melhores Filmes Franceses Para Aprender Francês

Chegou a hora! Agora você também vai poder entrar nesse jogo. Afinal, porque apenas os alunos avançados de idiomas ou os nativos podem se divertir?

Você não precisa esperar ficar completamente fluente em francês para apreciar as criações dos gênios do cinema francês.

Isso é um motivo para festejar com pipoca e guaraná e o DVD ligado por horas a fio.

Mesmo como um novato, com estes filmes, você poderá melhorar a pronúncia, vai mergulhar na cultura francesa, treinar seus ouvidos e sim!, ficar completamente extasiado com a genialidade de autores franceses.

Provavelmente você já deve ter pensado que Filmes Franceses  são muito difíceis para você, deixe-me mostrar que existem toneladas de filmes franceses que você pode assistir e compreender com muita facilidade.

Apesar de sua reputação no mundo do cinema, cineastas franceses não são aficionados apenas por filosofia e relacionamentos condenados. Isso é ótimo para todo mundo, pois existem inúmeros benefícios em se usar filmes para aprender idiomas.

 

 

melhores filmes franceses

 

Mas, por que os iniciantes devem aprender francês com filmes?

A resposta é fácil: porque é divertido!!!

 

Começar e levar a sério uma dieta rigorosa de lições de gramática e ditados pode parecer o caminho mais rápido para se familiarizar com o francês, entrar em forma no idioma, mas quando se trata de uso real da linguagem, esse não é o melhor caminho. Para esse tipo de sucesso é preciso estar comprometido com o prazer de conhecer e usar o idioma, como num namoro sério. Você vai aprender mais quando você apreciar o que está fazendo, por isso, enquanto você assiste filmes pode até parecer que não surte efeito no aprendizado, mas só o fato de você estar fazendo isso em francês, já é mais um processo de aprendizagem completo.

 

Melhorando a sua pronúncia

Aprender com os livros e conversar em voz alta são ótimas maneiras de se familiarizar com a estrutura das frases e vocabulário, mas você deveria querer realmente afiar a sua pronúncia , para isso você precisa tomar as lições diretamente dos mestres.

Os falantes de francês que não são nativos, sem dúvida, vão concordar que aperfeiçoar seu gálico “R” pode parecer impossível. Porém, enquanto o som é certamente mais difícil para não nativos, ouvir os franceses pronunciarem é uma ótima maneira de aprender.

Imitar através de sons é uma das primeiras formas que aprendemos a falar enquanto crianças, apesar da timidez ou vergonha, nós adultos também podemos lançar mão deste artifício extremamente eficiente para o aprendizado. Às vezes a diferença entre duas palavras é o som de uma vogal ligeiramente alterada, e se você entendeu errado, pode ser completamente vergonhoso. Acredite em mim, aprendi usando várias maneiras embaraçosas, muito depois dos meus 15 anos.

 

Aprender a língua dos moradores

Mais frequentemente do que se imagina, a linguagem que aprendemos nos livros de iniciantes é uma versão formalizada da coisa verdadeira. Então, assistir os filmes é uma espécie de laboratório do uso da linguagem da vida cotidiana.

Aprender a língua falada por um nativo é uma das melhores formas de aprendizado e esse é o tipo de linguagem usada nos filmes. Nativos usando seus idiomas (na maioria das vezes, claro).

 

Todos os gigantes cinematográficos eram franceses

Com certeza os gênios da cinematografia francesa sabem o que estão fazendo, mostram o real uso da língua francesa, então você corre o risco de ficar viciado neste método extremamente eficiente de aprendizagem de um idioma.

Há muitos filmes franceses para todos os níveis

Neste post estamos focando em filmes voltados para iniciantes, mas, há filmes para todos os gostos e níveis de aprendizado e uso do idioma. Isto significa que, à medida que você se aprimora na língua francesa, você vai conhecer mais e mais filmes geniais franceses.

 

É uma grande conquista

Assistir a um filme até o fim, em uma língua estrangeira, é um feito realmente impressionante em qualquer nível. Mesmo que você não tenha entendido tudo (e isto é completamente normal), ainda é um estrondoso sucesso.

 

Dicas úteis para iniciantes assistirem filmes em francês

Antes de embarcar em sua fabulosa viagem cinematográfica francesa, aqui estão algumas dicas para tornar a sua vida e visão um pouco mais fáceis.

 

     Escolha os filmes que você já conhece bem em seu idioma. Se você está familiarizado com a história de um filme ou conhece bem um filme de animação em sua língua nativa, escolha esse primeiro. Traduzir uma história com a qual você já está familiarizado já vai te dar um pontapé na aquisição de vocabulário em francês.

 

     Legendas são suas amigas. Coloque as legendas em francês, enquanto você assiste um filme. Se acostumar com o sotaque francês pode ser um desafio, e aí as legendas ajudarão muito sua compreensão. Pense nisso como uma divertida maneira de melhorar a sua habilidade de escutar frases em uma língua estrangeira e, ao mesmo tempo, as habilidades de leitura.

 

     Back, back and back. Se você precisa voltar e revisar tudo de novo, vá em frente! Você não pode fazer a mesma coisa na vida real, então é bom tirar proveito desse recurso enquanto assistir os filmes.

 

      Faça anotações enquanto vê o filme. Sempre há palavras novas que você ouve muito no filme, ou que são necessárias para entender a trama, tente anotá-las como você escutar. O Google é bom em decifrar grafias difíceis em língua estrangeira, então ele vai te dar opções (“você quis dizer isso:…”) não se preocupe se está entendendo errado.

 

      Faça sua rotina. Assistir um filme em francês é um feito fabuloso, mas se você realmente quer ficar bom e de fato usar o que está aprendendo, você tem que fazê-lo regularmente. Reserve um dia da semana em que você vai assistir a um filme em francês. Pode substituir uma noite em que você normalmente veria algo em sua língua nativa; Você não vai notar a diferença! Pense nisso como d’une pierre, golpes de deux (matando dois coelhos com uma cajadada só)!

Tudo bem, você está pronto para começar — mas o que assistir? Para começar (durante 10 semanas pelo menos – um por semana), aqui estão os 10 filmes que são ótimos para iniciantes.

 

Leia também: 9 Frases em francês que os franceses adoram dizer

 

10 grandes filmes, para iniciantes, para assistir em francês

 

1. “Les Choristes” (A Voz do Coração, 2004)

Diretor: Christophe Barratier

 

filmes franceses

 

Este filme, de Christophe Barratier, é sobre um grupo de alunos indisciplinados, foi realizado com carinho e orgulhosa estima em seu país natal. Enfocando a influência do novo professor, Clément Mathieu, o filme conta a história de como o professor focaliza os garotos problemáticos, iniciando um coro em seu tempo livre. Mathieu desenvolve uma relação especial com Pierre particularmente talentoso, um garoto que o filme enfoca como um dos mais problemáticos.

O filme é edificante e pungente e uma particularmente boa introdução ao mundo do cinema francês em geral. Como ele é definido em uma escola, a linguagem é principalmente simplista e feita para a conversação. Enquanto existem momentos que são mais complexos, contudo são fáceis de seguir no âmbito da narrativa. Com um enredo simples e um final verdadeiramente comovente, “Les Choristes” vai fazer você se sentir feliz e realizado, como se fizesse parte do sucesso de seus personagens!

 

2. “Jour de Fête” (Carrossel da Esperança, 1949)

Diretor: Jacques Tati

 

jour de fete

 

O Cineasta francês e figura Jacques Tati é como uma resposta da França ao Mister Bean. Ou melhor, Mister Bean é a versão do Reino Unido de Tati, pois foi seu trapalhão Monsieur Hulot quem veio primeiro. Tati está numa pequena aldeia francesa e ocorre um evento anual dessa aldeia (uma fête – festa ou festival). Tati fa o carteiro da vila que se mete em mais do que seus habituais tropeços.

O filme usa um monte de comédia física, que contribui para a linguagem clara e simples. A combinação de ação física e o discurso faz com que o enredo seja muito fácil de seguir. Se você quer um filme com diálogo claro, fácil, “Jour de fête” é um bom filme para começar.

 

3.Le Jouet(1976)

Diretor: Francis Veber

 

le jouet

 

Os filmes de Francis Veber são um verdadeiro deleite, e apesar de alguns terem o discurso um pouco rápido, sua essência é normalmente composta de diálogos relevantes à cena. Este filme conta a história de um jovem rapaz em uma missão para consertar seu pai que tem problemas com dinheiro, contratando uma jornalista como seu “brinquedo” pessoal para expor as ações erradas do seu pai.

O filme foi refilmado em inglês sob o nome de “o brinquedo,” então se você já viu esse filme, definitivamente vai identificar o enredo. Pegue o filme lentamente; Embora possa parecer um pouco mais desafiador em primeiro lugar, é fácil de entender o que está acontecendo, uma vez que você entra no ritmo da história.

 

4.La Gloire de Mon Père(1990)

Diretor: Yves Robert

 

la gloire de mon pere

 

Adaptado do romance clássico Marcel Pagnol, “La gloire de mon père” é um clássico conto francês e uma ótima maneira de conhecer um pouco da história rural francesa. O filme segue o destino de uma família e uma aldeia no coração de uma comunidade agrícola durante o século XX. Em grande parte é um drama familiar, o filme é um ótimo exemplo de conversas mais tradicionais, apresentadas em uma maneira fácil de digerir.

Muitos dos outros romances de Pagnol também foram transformados em filmes, então se você gosta de “La gloire de mon père,” pode valer a pena conferir “Le château de ma mère,” “Jean de Florette” e “Manon des Sources.”

 

5. “Le Roi et L’Oiseau” (O Rei e O Pássaro, 1980)

Diretor: Paul Grimault

 

o rei e o passaro

 

Animação de 1980 de Paul Grimault, é um clássico conto de fadas que também pode funcionar como um grande recurso para os estudantes de francês. Situado no reino fictício de Takicardia (isso mesmo!), o filme segue o reinado de ferro do rei cruel que é odiado por todos. Apesar de ser vesgo, o rei consegue abater o “oiseau” do filme (pássaro) em um golpe de sorte com um tiro, que ele então mantinha em armadilhas e gaiolas em seu castelo. Em breve, pinturas começam a ganhar vida e criaturas estranhas se mostram.

Como muitas outras animações, o filme equilibra diálogo e comédia física muito bem, tornando-o perfeito para iniciantes. Os eventos na tela são um pouco estranhos, mas com a ajuda do diálogo, não é difícil de se orientar.

 

6.Un Air de Famille(1996)

Diretor: Cédric Klapisch

 

un air de famille

 

Se você quer descobrir como é a vida de uma família francesa, então, você pode querer dar uma olhada na obra de Cédric Klapisch “Un air de famille”, que se realiza ao longo de uma noite. Conforme a noite avança, as tensões familiares são reveladas uma por uma, e muito em breve a fachada de normalidade se desintegra.

O diálogo no filme é centrado em torno do drama familiar e tensões internas, é muito fácil de seguir, enquanto você está preparado para ouvir um argumento ou dois. Para dar uma olhada nos bastidores de hábitos de conversação de uma típica família francesa, então “Un air de famille” é o filme certo para você.

 

Leia também: 15 Expressões idiomáticas francesas que você deveria conhecer, mas ainda não conhece

 

7. “Le Vent se Lève” (Vidas ao Vento, 2013)

Diretor: Hayao Miyazaki

 

le vent se leve

 

Embora não seja estritamente um filme francês, Hayao Miyazaki de “Vidas ao Vento” desfrutou de uma liberação da língua francesa, com muitos elogios. Contando a história de engenheiro aéreo Jiro Horikoshi, o filme se desenrola sobre a vida e a influência do designer de aviões de combate japoneses.

Como em todos os filmes de Miyazaki, a narrativa é envolvente desde o princípio, e o diálogo é muito fácil de seguir em toda a narrativa. As personagens do filme citam o mesmo pedaço de poesia francesa, e é uma divertida maneira de dar uma espiada no mundo do criativo francês sem ficar confuso.

 

8. “Être et Avoir” (Ser e Ter, 2002)

Diretor: Nicolas Philibert

 

etre et avoir

 

“Être et avoir” é um belo retrato da relação entre um professor e seus alunos. Tendo lugar em uma pequena aldeia rural francesa, o filme segue o Professor Georges Lopez e seus alunos ao longo de um ano. “Être et avoir” é lento e suave, mas como o tempo passa, o filme revela a sutil visão sobre as relações dos alunos com seu professor.

Nas inúmeras lições que Georges dá a seus pequenos, é fácil de compreender e aprender sobre a língua francesa. O filme também oferece uma visão interessante do sistema de ensino francês e novas maneiras de melhorar a sua aprendizagem, vindas diretamente dos mestres.

 

9. “Potiche” (Potiche – Esposa Troféu, 2010)

Diretor: François Ozon

 

potiche

 

Feito em 1977, “Potiche” conta a história de uma esposa-troféu (esposa perfeita) que se transformou de uma trabalhadora de fábrica em um conto feminista. Depois que seu marido sofre um ataque cardíaco, Suzanne Pujol é forçada a assumir o negócio da família, para o desespero dos trabalhadores e da gestão. Em breve, no entanto, é óbvio que Suzanne tem uma compreensão muito superior de negócios e relações humanas, e em pouco tempo ela já é a favorita entre os trabalhadores.

O filme é incrivelmente divertido, envolvente e interessante para assistir. A narrativa é perfeitamente fácil de seguir. A conversa flui de personagem para personagem, então não leva muito tempo antes de você entender bem o vocabulário.

 

10.Kirikou et La Sorcière(Kiriku e A Feiticeira, 1998)

Diretor: Michel Ocelot

 

kirikou et la sorciere

 

Finalmente, aqui está um clássico de Michel Ocelot. “Kirikou et la sorcière” é um filme bastante simples para qualquer principiante no estudo de francês entender, como qualquer uma das obras cinematográficas do Ocelot. Eis a prova de que filmes infantis podem ser tão interessantes e enriquecedores como filmes para adultos. O filme “Kirikou et la sorcière”combina magia, tribalismo e  vida em uma vila para atingir a perfeição cinematográfica.

Situado em uma aldeia africana, o filme oferece uma grande introspecção dentro do sotaque africano-francês, permitindo que você mergulhe seus ouvidos dentro das palavras de forma diferente. O enredo e o diálogo são simples de seguir, e o filme é uma delícia de assistir.

Os estudantes iniciantes de francês, através de filmes, se surpreenderão com o número enorme de filmes em que se poderão mergulhar profundamente. Eles servirão para melhorar a sua compreensão, a sua confiança e, voilá — em breve você vai entender e falar francês como um profissional (ou um nativo)!

Mãos à obra, o mergulho no azul profundo do mar francês já vai começar! Então, junte a máscara de mergulho, a pipoca, o refrigerante e aperte o play!

 

Quanto a você!?

Você já assistiu algum filme da lista? Que outro filme francês você acrescentaria a esta lista?

Avise-me, usando a seção de comentários abaixo.

Obrigada pela leitura e espero que tenham gostado deste artigo.

 

Inscreva-se usando o formulário abaixo para receber um Áudio Curso de Francês e ser avisado sobre os meus próximos artigos diretamente no seu e-mail.

 

 

Autora: Bianca Salvetti

Compartilhe Com Seus Amigos
/

22 Commentários

  1. Meri bien! Très interessante!!

  2. Merci!

  3. ” que mel eu fiz a Deus” e ” a família Belier”, são dois goles fantásticos!

  4. Bonjour!
    C’est super pour moi.
    Merci beaucoup.
    Leni

  5. Très bien !

  6. Intéressant. Merci.

  7. Adoro filmes franceses e tenho um pouco de conhecimento da língua.Vou procurar assistir a todos

  8. Très intéressant la liste mais j’ajouterais à celle-ci:
    – Qu’est-ce qu’on a fait au bon Dieu;
    – Camping et
    – Un long dimanche de fiançailles!

  9. Gostei das dicas dos filmes. Vou assisti-los e por em pratica suas orientações .

  10. A nos amours (1983)
    La tête en friche (2010)
    Le Hérrison (2009)
    Le petit Nicolas (2009)
    Les innocentes (2016)
    Lila dit ça (2004)
    Monsier Kazhar (2011)
    Nathalie (2003)
    Quartier lointain (2010)

  11. Já estudei francês até segundo ano. Hoje tenho mais tempo. Gostei das dicas de filmes. Escuto músicas francesas.

  12. Moi, je aussi recommend:

    Le vent dans mes moullets
    Guillaume et les enfatns, à table!

    Deux films superbes!

  13. Merci!!

  14. O fabuloso mundo de Amélie Poulain!! Um clássico… não pode faltar na lista

  15. O fabuloso destino de Amélie Poulain, Os Incompreendidos, O Ascensor do Cadafalso, Journal d’une femme de chambre, Amour, Madame Bovary, Piaf (imperdível), Os Intocáveis, Jules & Jim, A Bela da Tarde, Adeus Meninos, Camille Claudel…a lista é enorme!

  16. Alexandre, o felizardo

  17. Gostei muito bom parabéns

  18. Gostei das dicas vou colocar en pratica obg pelas dicas

  19. Adorei a lista, estive procurando por filmes franceses e todos os sites indicavam os mesmos…iniciei pelo Les choristes e fiquei encantada!

  20. Prezada professora Bianca
    Há muito eu queria dicas de filmes franceses.
    Copiei o nome de todos.
    É muita dedicação sua.Muito obrigada.
    Ontem achei difícil acompanhar suas aulas.
    Ainda não sei muito de francês.
    Vamos ver agora com os filmes se me adianto mais.
    Tomara que os encontre.
    Grande abraço da Agnesia

  21. Merci! J´aime regarder le film!

  22. Merci beaucoup!
    Je veux regarde touts!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *