9 Frases em Francês Que os Franceses Adoram Dizer

9 frases em francês

 

Você pode até já ter ouvido algumas destas frases, mas agora é a hora de você aprender mais sobre elas.

  1. À mon avis

Se você quiser expressar a sua opinião em francês, você deve usar esta frase. À mon avis (a-môhN-nah-vee) significa ‘em minha opinião’ ou ‘a meu ver’. Você pode usar essa expressão antes ou depois de dar a sua opinião.

 

  1. C’est pas vrai

Se souber de algo que é difícil de acreditar, você diz C’est pas vrai (sêh-pah vréh) (não!, não diga!). O significado literal desta expressão é  ‘Não é verdade’. Note que, gramaticalmente, essa expressão deve ser Ce n’est pas vrai (sêh-nêh-páh-vréh); no entanto, no francês falado, o “n’est” é frequentemente omitido, e você só ouve o pas.

 

  1. Avec plaisir

Avec plaisir (ah-véhk-plêzuirr) significa ‘com prazer’, e é uma ótima maneira para aceitar um convite para o almoço ou para ver um filme, por exemplo. Você também pode usar esta expressão para mostrar que você está disposto e feliz para fazer um favor para alguém.

 

  1. Bon appétit!

Bon appétit! (bohN-a-pê-tee!) significa, literalmente, bom apetite! No entanto, ele certamente não comenta do apetite de ninguém, seja bom ou ruim. Você usa essa frase quando você começar a comer, ou quando você vê alguém comendo e quer expressar seu desejo de que essa pessoa aprecie a refeição. O uso de “Bon appétit!” é muito parecido com a expressão em português ‘Divirta-se!, exceto que os franceses dizem Bon appétit! muito mais livremente.

 

  1. C’est genial

Use C’est génial (cê-jêy-nyáhl) para transmitir emoção sobre algo. Significa ‘É fantástico!’ ou ‘É ótimo!’. Também pode sugerir que algo é realmente inteligente ou, como às vezes dizemos, ‘brilhante’.

 

  1. À votre santé

Quando os franceses levantam seus copos, dizem À votre santé (a-vóhtrre-sâhN-tê) no formal singular ou plural ou “À ta santé” (a-táh-sâhN-tê) na forma familiar. Estas frases, literalmente, querem dizer “à sua saúde’, mas seu significado geral de uso é o mesmo que sua contraparte em português: ‘Saúde!’.

 

  1. À vos souhaits

Quando alguém espirra, em francês você diz À vos souhaits (a-vóh-suêh) (para seus desejos), que é mais formal, ou À tes souhaits (a-têy-suêh), que é mais familiar ou informal. Ambas as expressões querem dizer que você espera que os desejos se tornem realidade.

 

  1. Quelle horreur!

Quelle horreur! (kéhl Oh-réuhr!) significa ‘Que horror!’. Você deve usá-la não só para falar de horrores, mas também para expressar qualquer tipo de nojo, como essas expressões: ‘Que pensamento terrível!’ ‘Como é desagradável!’ e ‘Não acredito’!. Você também pode usar essa expressão quando algo é ruim, parece ou cheira muito mal.

 

  1. À bientôt

A tradução literal de À bientôt (a-biân-tôh) é ‘até logo’. Você usa essa expressão quando você espera para ver a partida ou o retorno da pessoa dentro de um prazo razoável.

 

 

Quanto a você!?

 

Você já usou alguma destas frases? O que você já ouviu do que os franceses usam? O que você acrescentaria a esta lista?

Avise-me, usando a seção de comentários abaixo ou junte-se a mim na mídia social para iniciar uma conversa.

Obrigada pela leitura e espero que tenham gostado deste artigo.

Inscreva-se usando o formulário abaixo para receber um Áudio Curso de Francês e ser avisado sobre os meus próximos artigos diretamente no seu e-mail.

Autora: Bianca Salvetti

Compartilhe Com Seus Amigos
/

11 Commentários

  1. Eu acrescentaria a expressão C’est pas evident !!

  2. Parabéns pelo post, Bianca! Morei em Paris por um tempo e é exatamente assim! 😍 Acrescentaria o “pardon, excusez-moi, Je suis desolée” que eles utilizam quando simplesmente encostam na gente!

    Au revoir!

  3. C’est pas mal
    Oh la la
    Tu m’étonnes
    Tant mieux
    Tant pis
    Voilà ( eles usam o tempo todo)

  4. Je suis desolé!

  5. Primeiro agradeço pelo material enviado, estou otimista e empenhada em aprender esse novo idioma, pois tenho interesse em imigrar para Québec – Canadá.

  6. Enriquecedora orientação

  7. Adorei. Manda mais!!! Kkk

  8. Muito bom.

  9. Gostei muito!!!! Mas a que eles mais usam é: Je suis désolé. Vivi 13 anos na França e com certeza esta foi a frase que mais ouvi!!!!’

  10. Muito bom, mas acrescentaria, cá vá bien…..

  11. D’accord
    Tudo bem; ok.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *