Como Melhorar Imediatamente o Seu Vocabulário em Italiano

7 Maneiras simples para melhorar imediatamente o seu vocabulário em italiano

 

Como diz o ditado, “Toda rosa tem seu espinho”.

E, assim como uma rosa, aprender uma segunda língua é bonito, mas vem com suas dores (espinhos).

 

A falta de vocabulário pode ser aquele espinho que nos impede de apreciar até onde chegamos (perceber a evolução e desistir de todo o processo).

 

Isso faz com que nossas frases sejam quase gaguejadas e isso perturba a nossa fluência (e nossa percepção de como deve ser a nossa fluência).

 

O vocabulário é, de longe, o mais importante quando se trata de aprender uma língua estrangeira.

 

Mas por que é tão difícil memorizar algumas palavras novas em italiano?

Bom, adivinhe? Não precisa e não é para ser assim!
Aprender um novo vocabulário (ou um novo idioma) não precisa ser complicado, chato e demorado.

Vou te mostrar algumas maneiras de tirar essa dor e melhorar seu vocabulário!

 

Leia também: 9 Frases que farão você parecer um nativo da Itália

 

Chegou a sua hora de tentar técnicas de construção do vocabulário

 

vocabulario em italiano

 

Sempre há novas palavras para aprender

Você pode ter alcançado um bom nível de italiano e você pode estar pensando que aprendeu todas as palavras italianas. Bem, desculpe desapontá-lo, mas esse não é o caso. Contextualize tudo o que estudar e verá que ninguém sabe tudo, nem mesmo o suficiente sobre alguma coisa.

 

A língua italiana tem mais de 250 mil palavras! Se decidirmos contar também os dialetos (por que não deveríamos? São línguas reais), isso aumentará o número para quase um milhão (uau!).

 

Sim, como você pode contabilizar, há quase um milhão de palavras!

Você provavelmente já percebeu que seu vocabulário italiano não é tão perfeito, e (acredite) isso é bom para você! Há tantas palavras, que você nunca vai precisar parar de aprender novas (parar causa tédio e enferruja o aprendizado). Se você não sabe por onde começar, você pode escolher um dos dialetos e começar a explorá-lo! Sugestão? Sim! Escolha uma região e explore tudo sobre ela, começando, claro, pelo dialeto.

 

Mantenha o aprendizado prévio novo

Se você estava achando difícil lembrar-se de novas palavras, você pode esquecer de tentar se lembrar das palavras que você aprendeu quando começou sua jornada com o aprendizado do italiano! E então, às vezes, você para e diz: “Qual é a palavra para isso novamente?”

 

Seus estudos continuam a avançar, mas de vez em quando você precisa de algum exercício adicional com palavras e frases básicas aprendidas anteriormente (nunca se esqueça de contextualizar). Você está tentando tudo, desde  técnicas de memorização até dicionários, mas os resultados não estão sendo óbvios. É hora de adicionar algumas ideias novas à sua rotina antiga.

 

Tenho algumas ótimas maneiras de te ajudar a construir seu vocabulário, enquanto você mantêm vivas na sua memória as palavras que você já tinha aprendido antes.

 

7 maneiras simples de melhorar imediatamente o seu vocabulário em italiano:

 

 

1. Definir objetivos realistas

Você já definiu um objetivo ao tentar aprender um idioma? Se você ainda não fez isso, apresse-se em articular o que você gostaria de alcançar quando se trata de aprender italiano. Por que isso é tão importante?

Bom, vejamos…

Isso o ajudará a manter-se focado e motivado quando for difícil (e será, com certeza!). Além disso, a chance de você ser bem-sucedido aumenta muito, uma vez que você já estabeleceu uma meta. Ah! Uma coisa a ter em mente: mantenha as metas realistas!

 

Sim, é verdade, nem pense em definir metas que você já sabe que você não conseguirá. Isso só vai trazer frustração e desmotivação.

Então, como você define um objetivo realista?

 

Comece por fazer as perguntas: “Por que estou aprendendo italiano?” E “O que eu quero poder fazer com esse idioma?” Quando você conhece as respostas dessas duas perguntas, é hora de definir suas metas. Por exemplo, se você quiser entender seu novo amigo italiano (ou amiga italiana), você deve começar a estudar e aprender novo vocabulário todos os dias.

 

Eis uma sugestão: você pode concentrar-se em 10 palavras todos os dias – sete novas e três palavras previamente aprendidas que não estão apenas aderindo à lista. Não parece ser muito difícil, certo?

Não se esqueça de definir um prazo também (não precisa ser curto). Se você está aprendendo 10 novas palavras todos os dias, no final da semana você deveria ter aprendido 70 novas palavras. Então, seu objetivo deveria ser: “Até domingo, preciso conhecer 70 novas palavras italianas e tentar usá-las!”

 

Leia também: Frases italianas essenciais para sua viagem

 

2. Prometer uma auto-recompensa

Nada irá estimular você tanto quanto prometer-se algum tipo de presente ou recompensa, uma vez que você atingiu seu objetivo.

Se você pretende melhorar o seu vocabulário italiano, você poderia fazer isso: todas as novas 100 palavras que você aprender, compre um bom gelato italiano (sorvete).

 

 

3. Escreva sua lista de tarefas em italiano

Você provavelmente é uma pessoa muito ocupada e tem muitas coisas para fazer, certo? Então, use isto a seu favor até na hora de aprender italiano.

 

Talvez essa seja também a razão pela qual você não pode encontrar tempo suficiente para aprender essa lista de novas palavras italianas.

 

Por que não anota as coisas que você precisa fazer no dia em italiano? Isso! Sua agenda terá que ser bilíngue (no mínimo). Pode parecer um pouco estranho e difícil no início (mas trará bons resultados, porque você aprenderá novo vocabulário todos os dias sem muito esforço.

 

Aqui estão algumas frases para começar:

Domani devo andare a fare la spesa. (Amanhã eu tenho que comprar os mantimentos.)

Oggi pomeriggio devo pagare le bollette.  (Esta tarde eu tenho que pagar as contas.)

Questo sabato devo andare a cena dai miei genitori(Este sábado eu tenho que ir jantar na casa dos meus pais.)

 

Leia também: As 7 melhores músicas para aprender italiano

 

4. Descreva tudo o que você vê em italiano

Esta é uma ótima atividade que você pode fazer por conta própria e melhorar seu vocabulário de forma muito rápida (muito além do que você imagina!).

 

Você pode começar agora – basta descrever o que vê em torno de você em italiano. Você pode fazê-lo em casa, na casa do seu amigo, no supermercado, no restaurante, na estação de trem, etc. (Embora, se você estiver em público, você pode considerar apenas pensar nas palavras ao invés de falar em voz alta.)

Você entendeu a ideia, certo?

 

Para se ajudar no seu novo empreendimento, considere criar “plaquinhas” para quase tudo em casa.

Em vez de apenas lembrar os nomes dos objetos que você vê diariamente, escreva placas (em papel, papelão, adesivo, etc)  e tudo o que você precisa fazer é colocar cada um nos objetos correspondentes.

 

Sim, é assim tão simples. Basta colocar o rótulo tazza  (caneca) em sua caneca favorita, e você nunca esquecerá esta palavra novamente. Ao fazer isso, você estará constantemente exposto ao vocabulário do idioma e não será algo que você tenha que traduzir. Você vai olhar automaticamente para a caneca e dizer (ou pensar), tazza! Automatizar a aquisição do vocabulário é a chave para  o sucesso!

 

 

5. Vá para um encontro de estudantes de italiano de todas as idades

Os encontros entre estudantes do idioma são sempre uma ótima ideia, não só porque eles lhe dão alguma prática de fala real, mas também são muito divertidos e leves. Basicamente, você vai a uma reunião muito informal, talvez em um bar, praça ou café, e você conhece novas pessoas que estão tão interessadas no aprendizado da língua italiana.

 

Os falantes nativos estão sempre presentes nessas reuniões e essa é a sua chance de aprender um novo vocabulário (com o som ideal da pronúncia: a pronúncia real)!

 

Antes de ir a um encontro, é sempre uma boa ideia preparar-se um pouco. Por exemplo, anote alguns tópicos que você gostaria de perguntar a um italiano nativo, coisas que você simplesmente não conseguiu encontrar a resposta na Internet ou apps.

 

Ou se você estiver trabalhando com um programa de idiomas, coloque o que você está aprendendo na prática ou faça perguntas claras. Aproveite 100% dessa oportunidade!

 

Então, o que você está esperando? Não perca a chance de aprender ou praticar novas palavras, e inscreva-se para um encontro (amoroso ou não) em italiano!

 

 

6. Siga os blogs italianos que lhe interessam

Você já ouviu alguém dizer que eles não têm tempo para isso ou aquilo, mas parece que eles postam no Facebook pelo menos 10 vezes por dia? Claro, não os julgamos porque provavelmente também passamos muito tempo online. 

 

Bem, aqui está uma ideia para você: comece a seguir alguns  blogs italianos.

Esta é uma ótima maneira de mergulhar na língua e na cultura italiana. Quando os blogs são escritos por falantes nativos e visam um público italiano, o vocabulário que você encontra é extremamente útil. É aqui que você verá “linguagem real” em ação!

 

Que tipo de blogs você deveria seguir? Em primeiro lugar, pense em seu nível – você deve encontrar um blog que não seja muito difícil (para você poder entender algo, não é?), Mas isso também não é muito fácil. Você é um fanático por assuntos sobre saúde? Então encontre um blog que promova um estilo de vida saudável!

Talvez você esteja mais interessado em comida do que em fitness. Um excelente blog italiano para você é  aquele tipo que traga receitas, de preferência com vídeos (narrados em italiano) ou ao menos todas as receitas bilíngues.

 

Se você preferir viajar, você deve conhecer livros que tragam a paisagem italiana como fundo do cenário onde a história passa, onde você pode ler as aventuras enquanto viaja pela Itália, pela Europa e pelo mundo!

 

Leia também: 7 Filmes fantásticos para aprender italiano em situações reais

 

7. Use flashcards digitais ou organizadores gráficos

É hora de começar a usar flashcards digitais (se você já não está fazendo isso). Por quê? Porque é divertido, fácil e sem perda de tempo. Os flashcards são muito fáceis de acessar; você pode usá-los em seu telefone, tablet e / ou computador. Então, da próxima vez que você estiver esperando na fila do mercado ou o seu latte (porque não?), abra seus flashcards e tente praticar!

 

Os flashcards tradicionais são pequenos cartões onde em um lado estão escritas palavras ou expressões em italiano e no outro, a tradução delas para o português. Melhor ainda se o vocabulário é acompanhado por imagens que facilitam a sua memorização.

 

Você pode preparar seus flashcards sozinho (o melhor método, porque quem escreve uma informação à mão, se lembra mais do que se tivesse apenas digitado).

 

Uma ótima maneira de aprender as novas palavras que você colocou em flashcards é conectá-los com os seus conhecimentos prévios. Crie mapas de palavras que irão ajudá-lo a relacionar os novos termos com aqueles que você já conhece, para aprender mais rápido. 

 

Você começa com apenas uma palavra, e então cria um mapa que a conecta a palavras similares que você pode explorar (como uma lista de palavras que podem ser usadas no mesmo lugar em uma frase. Ex: Ho comprato un asciugamano blu (verde, rosa, soffici, grosso,etc) – Comprei uma toalha azul (verde, rosa, fofa, grande,etc). 

 

Uma vez que você cria um mapa visual de palavras em vez de apenas listas, é mais fácil ver como as palavras se conectam, mesmo que você não entenda imediatamente suas definições.

 

 

Então, não há mais desculpas! Se você está pronto para levar seu italiano para o próximo nível, comece com algumas dessas ideias e comece já a melhorar o seu vocabulário!

 

Ci vediamo presto!!

(tchín vêdiâmo presto!!)

Nos veremos logo!!

 

Quanto a você!?

Você já utilizou alguma dessas estratégias para aprender um novo idioma? Qual outra estratégia você acrescentaria a esta lista?

Avise-me, usando a seção de comentários abaixo.

Obrigada pela leitura e espero que tenham gostado deste artigo.

 

Inscreva-se usando o formulário abaixo para receber um Áudio Curso de Italiano e ser avisado sobre os meus próximos artigos diretamente no seu e-mail.

Autora: Bianca Salvetti

Compartilhe Com Seus Amigos
/

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *