7 Filmes Fantásticos Para Aprender Italiano Em Situações Reais

Aprenda Italiano e divirta-se ao mesmo tempo

Será que você sabe como transformar fabulosos filmes italianos em armas de destruição em massa? Isso mesmo! Destruição! Esses filmes vão DESTRUIR o seu bloqueio de aprendizagem e vão te dar a intimidade necessária para aprender italiano.

Primeiro, vamos aprender porque os filmes funcionam tão bem para a aprendizagem deste idioma. Vamos lá!

Filmes são ferramentas multissensoriais e envolventes, por isso eles são o melhor material de aprendizagem do planeta.

Podemos aprender muito com o que vemos! Você vê os gestos usados por falantes nativos, as nuances sutis que fazem a língua tão vívida.

E não para por aí, você consegue perceber exatamente como o italiano realmente é falado. Você ouve o melodioso sobe e desce do sotaque italiano e se apropria mais do idioma. E ouve tudo isso — não de forma repetitiva, como treino — mas no estilo muito autêntico do filme, aonde uma história envolvente e personagens vão desenrolando a história.

A primeira coisa que você aprende usando filmes é que os personagens falam muito rápido. Isso é normal, pois o filme é destinado principalmente para falantes nativos. Mas é assim que a imersão deve ser para treinar os ouvidos, tentando se acostumar com a linguagem no ritmo usado por seus falantes nativos.

Em resumo, assistir filmes é como estar sentado numa praça na Itália, tomando um cafezinho e olhando a vida acontecer em italiano.

 

Leia também: 9 Frases em italiano que farão você parecer um nativo da Itália

 

Filme é uma Ferramenta de aprendizagem diferenciada, flexível e plural

Pensar que a sua aprendizagem vai ficar limitada ao gênero do filme é um dos primeiros enganos que os alunos cometem. Então se é uma história de amor, você deveria apenas mergulhar no vocabulário restrito a corações, estrelas e beijos apaixonados? Não!! Há muito o que se ver além desta superfície do filme.

Na realidade, com filmes, você tem uma gama muito diversificada de contextos, temas e histórias. Pense sobre isso, filmes, temas e gêneros que outros materiais de aprendizagem não podem sequer considerar.

Independentemente de seu gênero, um filme italiano é um tesouro de aulas de idiomas. Um único filme realmente pode resolver muitos campos diferentes. Uma única cena pode conter vocabulário, frases e expressões (inclusive corporais) que irão adicionar mais textura e nuance ao seu arsenal e em suas conversas diárias. Você só precisa ter a criatividade ou o insight para aplicá-las em outras situações.

Há uma maneira correta de assistir a um filme, para a aprendizagem de línguas para que você saiba exatamente o que fazer quando você tem um clássico italiano em suas mãos, quer dizer, diante dos seus olhos.

 

Como aprender italiano com filmes: Top dicas e técnicas

A primeira vez que você for assistir a um filme, apenas aproveite como o espectador usual, coma pipocas, se encante com os atores e a fotografia do filme, mantenha a tensão de cada cena. Procure fazer isso sempre. Mas, esta será apenas na primeira vez. Lembre-se! Nesta você não será o aluno, apenas o espectador!

Lá pela terceira vez que você for assistir a um filme (ou seja, você só vai aprender com aqueles filmes que você amou ver ou vivenciar) é que você será o aprendiz de idiomas.

E a melhor coisa que você pode fazer é dividir o filme em partes. Trabalhar o filme inteiro como se fosse uma lição única impede que você garimpe todas as jóias contidas no filme.

Isto vai fazer com que você dedique atenção focada às partes do filme que têm um número limitado de cenas, atores, um tema unificador, articulado em torno de um único pensamento. Uma cena de perseguição, por exemplo, tem um único propósito: afastar os maus do personagem principal. Uma cena de jantar, enquanto pode envolver diversos temas, permite que você amarre-os em sua mente em torno de um único cenário e faz com que as lições fiquem mais fáceis de lembrar.

E enquanto assiste a cada cena, não deixe de usar os botões pause e replay tantas vezes quanto forem necessárias. Esqueça a próxima cena ou a história como um todo. Você já sabe como o filme vai acabar. Você está lá por uma razão completamente diferente da primeira (e da segunda também!).

 

Aprender Italiano

 

Em cada cena, procure por coisas como humor, objetivo, conflito ou situação

Veja algumas destas perguntas: Sobre o que é a cena? É um casal brigando? São dois estranhos comendo em um restaurante? É sobre uma testemunha sendo espremida pelo advogado de defesa em uma sala de tribunal?

Alguma delas cabe no seu filme? Se não, tente fazer outras perguntas a si mesmo…esquadrinhe seu filme ao máximo.

O vocabulário e as expressões empregadas nas cenas dependerão muito da função dela no filme. Entender do que trata a cena ajuda você a encontrar outras situações da vida real, onde você pode aplicar as palavras e frases específicas que você aprendeu com a cena. Se você entende o que está sendo dito e por que, você será capaz de olhar para outros momentos em que a frase poderia caber. Uma grande parte de aprender as nuances de uma língua é a dedução e a readequação de uma palavra a muitos outros momentos de uso.

 

Como se fossem minhas as legendas

Chegou o momento de começar a usar as legendas a seu favor.

A sequência para assistir com legendas deve ser: 1)Legendas em português e áudio em italiano 2)Legendas em italiano e áudio em italiano 3) sem legendas (agora serão só aplausos quando você chegar a este ponto. Prepare-se! É rápido!)

Observe a correspondência entre a tradução para o português e a italiana. Veja e ouça palavras repetidas e que muitas vezes surgem durante uma mesma cena. Tenha especial cuidado com as linhas curtas no diálogo onde é relativamente mais fácil identificar as palavras em italiano e suas contrapartes em português.

Quando você alternar para as legendas nativas, seu aprendizado vai para um nível totalmente novo. Também é onde entra muito de escrever e pesquisar no idioma. Lembre-se de que você está ativamente assistindo o filme, não apenas sentado aproveitando as hilárias cenas de Roberto Benigni, por exemplo.

A propósito, esteja ciente de como a ortografia italiana é e compare-a com a pronúncia. Felizmente, ao contrário do francês, o italiano não tem praticamente nenhuma letra muda. Então se está escrita a letra, ela deve ser pronunciada, de uma maneira ou outra.

 

Leia também: 7 Frases que você vai precisar usar numa viagem para Itália

 

Mantenha papel e caneta prontos para examinar cada cena

No momento em que você vir uma palavra interessante na legenda, coloque o “pause” e anote-a. Procure por mais palavras que você suspeita serem verbos, substantivos e adjetivos. (As palavras curtas são geralmente conectivos.) Tente ter 10-12 palavras por cena. Depois que você terminar uma cena, fique on-line para pesquisar as palavras que escreveu.

Depois de obter os significados e exemplos de uso, volte para a cena e assista de novo. Faça isso para cada cena do filme e você não só vai ganhar mais insights sobre a língua, mas também vai apreciar os autores do filme ainda mais.

 

Como imitar o som

Há um momento em que você vai decorar as cenas e as falas e isso é que vai te ajudar nesse processo todo. Agora, a melhor forma de lidar com essa parte é encenando as falas, sozinho ou com alguém. Usar é sempre um excelente método para internalizar o vocabulário e tudo o que o cerca.

É muito importante que você dê voz para o italiano que está na sua cabeça e nas orelhas. Você tem que experimentar a sensação real das palavras italianas saindo da sua boca,— sem perfeição, nada “plastificado”, como só algo real pode ser.

Na verdade, você precisa começar a falar em voz alta antes de se tornar muito familiarizado com as palavras. Leia em voz alta, mesmo quando você pode mal acompanhar os falantes nativos na tela. É como cantarolar uma música quando você não conhece a letra. E se os atores falarem mais rápido do que você pode ler? Faça de qualquer jeito!

Vai ser desconfortável e embaraçoso, mas fique firme e treine. A experiência de realmente falar consolida a sua aprendizagem. Novamente, independentemente dos erros que você pode cometer, faça o treino de fala, mesmo que você tenha que imitar um macaco, com gestos ou movimentos ou um bebê aprendendo a falar.

Então leia em voz alta sempre que puder e repita até de madrugada.

Por que fazer isso?

Porque quando desconstruimos um filme, há uma possibilidade real de você entender as linhas faladas pelos atores. Esse não é o objetivo principal. É apenas uma parada para um destino ainda mais importante: a capacidade de falar italiano.

Se você já viu a cena dez vezes, você também deve ter falado junto com ele muitas vezes. Lembre-se de fazer isso quando estiver sozinho — e não durante seu voo para Milão.

Agora, finalmente, vamos checar alguns títulos de filmes italianos que podem ser excelentes ferramentas para o aprendizado deste idioma.

 

Leia também: 21 Pronúncias de palavras em italiano

 

7 filmes essenciais para aprender italiano

 

1. “La Vita è Bella” (A Vida é Bela) (1997)

Diretor: Roberto Benigni

 

la vita e bella

 

Este filme ganhou uma série de prêmios, incluindo melhor ator para Roberto Benigni no 71º Academy Awards.

É a história de um pai que protege o filho, durante a década de 30, da dura realidade do holocausto, enquanto eles a estavam vivenciando de perto. Guido Orefice (Benigni), um livreiro judeu simples, seu filho e esposa, foram levados para um campo de concentração por oficiais alemães. Guido de alguma forma sabia que não havia nenhuma boa notícia e que tinha que proteger seu filho de 5 anos, criando uma ficção tão elaborada, dizendo que o garoto que eles entraram em um tipo de reality show onde passariam por uma série de tarefas (como se esconderem dos guardas alemães) para ganhar um verdadeiro tanque (para o deleite absoluto do menino).

Rico para os estudantes do italiano, apesar de Guido não parar de falar, tornando o vocabulário denso, há todo um conjunto de gestos extremamente importante para o nativo do idioma italiano e consequentemente para os estudantes desta língua. Apesar de se passar na década de 30, o filme usa bastante o italiano contemporâneo que você pode trabalhar confortavelmente em conversas diárias italianas.

 

2. “Malena (2000)

Diretor: Giuseppe Tornatore

 

malena

 

Filme ambientado na Sicília de 1940, conta a história de um menino de 13 anos (Renato) que tem fantasias sobre uma professora da escola, muito bonita, chamada Malena, cujo marido foi para a guerra na África.

Monica Belluci desempenha o papel de uma mulher que transforma as fofoca em chamas, simplesmente por estar andando pela cidade, fazendo suas tarefas diárias. Ela é uma mulher tímida, que suspirar por seu marido enquanto a cidade fala mal dela pelas costas.

Renato não consegue tirar Malena de sua mente e é um aviso para os espectadores que o filme tem cenas quentes, especialmente quando o conteúdo da mente do rapaz é retratado.

Enquanto Malena mal fala neste filme, você terá seu preenchimento do período italiano através das linhas e as narrações vívidas, envolventes do Renato adolescente, bem como o pessoal da cidade com ciúmes e invejas. Quem diria que fofoca seria um material fértil para aprender um idioma?

 

3. “L’Attesa” (A Espera) (2015)

Diretor: Piero Messina

 

l'attesa
Estreia na direção de Piero Messina, conta a história da dor de uma mãe com o filho morto.

O que a mãe do rapaz não conta à namorada francesa do seu filho (que ainda não conhece o namorado que está morto, mas está se perguntando por que ele de repente não está atendendo o telefone), e está na porta de sua casa siciliana para passar a Páscoa lá? Isso é uma grande história para contar!

Quando mencionei anteriormente que os filmes são envolventes, este é um desses. A cinematografia é belamente executada — às vezes gritando, às vezes sutil.

A natureza austera do filme transforma-se em diálogos que são controlados. O ritmo é muitas vezes praticamente feito para estudantes de idiomas.

E se precisar de inspiração de aprendizagem de línguas, use o exemplo de Juliette Binoche, que interpreta a mãe neste filme. Ela é francesa, mas ela aprendeu italiano para acertar o sotaque e as falas e sua fala soa como de uma nativa.

 

4. ”I Cento Passi (Os Cem Passos) (2000)

Diretor: Marco Tullio Giordana

 

i cento passi

 

O título refere-se à distância entre a casa de um ativista político e a casa do influente chefe da máfia.

I Cento Passi” é a história de Peppino Impastato, que, num tempo quando ninguém mais tinha coragem sequer de reconhecer a existência da máfia, chefiou um programa de rádio que revelou as atividades criminosas e abusos da Máfia. Impastato foi morto pela máfia, em que originalmente foi entendido como um suicídio. Vinte anos após o evento, o caso foi reaberto e uma condenação foi proferida por assassinato.

O filme é salpicado com linguagem carregada e é um deleite para aqueles, que como você, querem familiarizar-se com o dialeto siciliano. E assim como uma barra lateral, na abertura do filme, você pode ouvir o jovem Peppino cantar “Nel blu dipinto di blu” (no azul que é pintado de azul) que você pode conhecer como “Volare”, que é uma grande canção italiana e vale um estudo.

 

Leia também: Saiba fazer 7 perguntas em italiano

 

5.Caro Diario (Querido diário) (1993)

Diretor: Nanni Moretti

 

caro diario

 

Este é mais um daqueles filmes onde o diretor também interpreta o personagem principal. É na verdade um pedaço de 100 minutos, semi-autobiográfico de Nanni Moretti, que lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1994.

O filme tem os sabores de um documentário narrado e é dividido em três capítulos distintos. O primeiro é um cruzeiro em torno de uma estranhamente deserta cidade de Roma, onde Moretti fala sobre tudo e qualquer coisa, desde cinema à filosofia. O segundo capítulo é uma excursão à várias ilhas italianas em busca de paz e tranquilidade, onde ele se encontra com velhos amigos e muitos personagens interessantes. O terceiro é uma jornada de saúde onde o diretor nos leva com ele através de médicos, diagnósticos e desespero enquanto ele tenta encontrar um tratamento para uma doença.

A narração é a característica principal do filme, você tem bastante material para estudar italiano na perspectiva da primeira pessoa, bem como descobrir as formas declarativas de comunicação. Se você vai falar com um nativo, durante o café, você vai precisar definitivamente muito deste filme.

 

6. ”Cinema Paradiso” (Cinema paraíso) (1988)

Diretor: Giuseppe Tornatore

 

cinema paradiso

 

“Cinema Paradiso” é um clássico de Tornatore sobre a jornada de um homem e de um menino que passeia na sala de projeção, para trabalhar como projecionista, para ser um aclamado diretor (sonho). Mas também conta a história de um amor perdido e o pensamento perpétuo de “onde ela poderia estar”. Um filme que nos faz cair de amor pelos personagens, bem como pela história.

Continua a ser discutido até hoje, em círculos de filmes com cinéfilos, que debatem sobre cenas deletadas. – Está sendo remasterizado para que gerações de cinéfilos possam experimentar Tornatore.

Todos os alunos apreciarão verdadeiramente como a língua italiana é linda. Não são apenas as linhas famosas de outros filmes citados, o filme em si é uma cesta de bela prosa. Preste especial atenção às linhas de Alfredo, que contou com a ajuda do operador de projetor de filme original que orientou o jovem protagonista.

 

7. ”Il Postino” (O carteiro e o poeta) (1994)

Diretor: Michael Radford

 

il postino

 

Falando sobre o poder das palavras e da beleza da língua italiana, chegamos ao “Il Postino“.

É uma história ficcional de um carteiro e do renomado poeta Pablo Neruda, que politicamente foi exilado para uma pequena ilha italiana. Mario, um carteiro simples da ilha, teve sorte para conseguir o emprego de bicicleta até a casa do poeta e entregar pessoalmente as cartas dos admiradores de Neruda, em sua maioria mulheres.

Il Postino” é um filme sobre o namoro. Mas ao que parece, não é realmente sobre o namoro entre Mario e Beatriz, a mulher que nosso protagonista queria seduzir através de seus poemas. É o namoro entre Mario e Neruda, que inicialmente respondeu com indiferença elitista ao interesse a admiração de Mario. Mas o gelo e distanciamento do poeta derreteram e logo ele começou a tomar Mario sob sua asa, ensinando-lhe não só a poesia, mas também suas filosofias políticas.

Você terá muito mais apreço à palavra escrita após este filme. Você começará a compreender como os governos, corações e mentalidades podem cair com a batida de uma palavra bem escrita.

E esses são só sete da prole mais impressionante do cinema italiano. Cada um tem uma certa inclinação, sabor, estilo ou lição que irá ajudá-lo a aprender italiano. Confio que você será capaz de “atacar” qualquer filme italiano e experienciá-lo. Para todos, vale a pena!

Deleitem-se!

 

Quanto a você!?

Você já assistiu algum filme da lista? Que outro filme italiano você acrescentaria a esta lista?

Avise-me, usando a seção de comentários abaixo.

Obrigada pela leitura e espero que tenham gostado deste artigo.

 

Autora: Bianca Salvetti

Compartilhe Com Seus Amigos
/

11 Commentários

  1. Já assisti, quatro, dos filmes sugeridos!
    São realmente histórias belíssimas!

  2. San Padre Pio; Macelino Pane e Vino; Santa Maria Goretti; Santa Josefina Bakhita; San Felipo Neri, io preferisco il paradiso; Pier Giorgio Frassati. 😉

  3. “La Vita è Bella”, ”Cinema Paradiso” e ”Il Postino”. Realmente muito bons. Quero ver os outros da lista

  4. Nunca fui tão desafiado como neste mês a fazer algo q deixa-se marcas, e por isso resolvi ja nesta idade(61anos),aprender o idioma dos meus antepassados pois ainda em breve quero conhecer esta terra.

  5. Sem palavras!
    Não tenho como agradecer o carinho com que Bianca trata deste assunto, fazendo com que as pessoas adorem aprender italiano!!!

  6. Parabéns pelo post e sugestão dos filmes, simplesmente adoro o filme “Cinema Paradiso”, alguns da lista ainda não assisti, mas gostei bastante das sugestões dos filmes e as dicas para melhorar o idioma. Parabéns!

  7. Eu moro na Italia tem 26 anos estudei italiano antes de ir e estudei la na faculdade Oriental di Napoli. Mesmo assim estou sempre aprendendo ja vi todos os filmes sao lindos. Vejo filmes tambem em Napoletano TOTÒ e tambem em Siciliano (Camillieri) parabens pelas dicas.Otimos filmes.

  8. 1, 2, 5 e 6
    Sugiro incluir o filme La Grande Belleza!

  9. Ja vi alguns da lista e sugiro: Sei mai stata sulla luna?

  10. Sim assisti alguns …Obrigada por enviar …pois assistirei com mais atenção nos detalhes das pronúncias .
    Abbracci.
    Clarissa

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *