Como Passar na Prova de Proficiência do Mestrado e Doutorado

como passar na prova de proficiência do mestrado e doutorado

 

7 Dicas para você se preparar para a prova de proficiência do Mestrado ou do Doutorado

 

1 – Busque na Internet Artigos Acadêmicos na Sua Área de Estudos

Quanto mais materiais no idioma do exame você conseguir ler e absorver termos da sua área melhor será. Por quê? Porque o texto ou os textos da prova são sobre temas da sua área de estudos. Ou seja, se sua área é economia, seu texto também será, se sua área é de História, o texto da sua prova também será. Normalmente esse tipo de prova é constituído de um texto e perguntas sobre ele. Pode também trazer um texto a ser traduzido ou uma questão que pede que um trecho do texto base seja traduzido.

 

2 – Crie O Seu Próprio Dicionário de Termos Científicos

Esta é uma dica útil para quaisquer provas nessa área. Você vai juntando os termos científicos da sua área de conhecimento. Ou seja, você vai formar um dicionário. Escolha um lugar acessível a você a qualquer momento em que você possa anotar esses termos. Sugestões: cadernetinhas de anotações, bloco de notas nos smartphones, post-its também são boas formas de anotação (que se pode colar temporariamente em agendas, livros, quadros de aviso), mas que devem ser transferidos para um lugar mais definitivo.

 

3 – Aprenda Diversas Palavras Que Iniciam, Continuam ou Terminam as Frases

Essas palavras são as chamadas palavras conectivas. Elas ligam ideias. Dão continuidade e fluidez ao texto. Alguns exemplos: mas, contudo, entretanto, assim, além disso, etc. Essas palavras tem que entrar nas suas anotações em uma pasta ou página separada. Mas têm que estar lá!

4 – O Resumo (Abstract) Nem Sempre Estão Corretos – Não Há Segurança Neles

É um risco muito grande estudar abstracts de artigos feitos em uma língua que originalmente não é o inglês. Afinal, como garantir que aquele resumo foi corretamente traduzido ou as ideias realmente foram bem expressas? Procure artigos que originalmente foram escritos na língua do exame. Isto vai evitar um grande número de dores de cabeça.

 

5 – Não Ignore A Sua Bagagem de Conhecimentos Prévios

Para ter chegado a este nível, certamente, você já leu bastante e conhece a  maior parte dos assuntos ligados a sua área de conhecimento. Então, ainda que você conheça poucas palavras da língua do teste em si, você já deve conhecer muitas palavras, no idioma do exame, que estão ligadas aos seus estudos. Portanto, não há grandes novidades ou palavras totalmente desconhecidas para você. Basta você lembrar do que conhece e ligar às informações que você está recebendo.

 

6 – Não Perca Tempo Traduzindo O Texto Inteiro

Lembre-se: a sua obrigação na prova é de entender o texto e não traduzir palavra por palavra. Na primeira leitura você deve tentar entender a ideia. Preste atenção às palavras que já devem rondar sua memória e que provavelmente você anotou no seu caderninho ou bloco de notas. Acredite, essas palavras, se você anotou e releu suas anotações, saltarão aos seus olhos quando você ler o texto, já desde a primeira leitura. Não esqueça de observar os dados numéricos que estarão no texto, mas não se fixe nos nomes próprios, que, afinal, não precisam ser traduzidos.

 

7 – As Perguntas Vêm Primeiro!

Ao contrário do que a maioria pensa, leia as perguntas primeiro. O texto contém as respostas e ao ler as perguntas antes você vai conseguir respondê-las mais rapidamente. Esta prática deixa o cérebro atento. A dica é fazer isso desde os estudos e não apenas na hora da prova. Não precisa entender nem traduzir partes do texto que não tem perguntas relacionadas.

 

Quanto a você!?

Você já fez ou vai fazer algum exame de proficiência? Que outra dica você acrescentaria a esta lista?

Avise-me, usando a seção de comentários abaixo.

Obrigada pela leitura e espero que você tenha gostado deste artigo.

Autora: Bianca Salvetti

Compartilhe Com Seus Amigos
/

1 Comment

  1. Adorei o artigo acima, e gostaria de receberais informações sobre o assunto.pois minha prova será agora mês de dezembro de 2016.obg.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *