As 7 Melhores Músicas Para Aprender Italiano

Encontre o caminho para a fluência em italiano com estas 7 músicas maravilhosas

 

Pare agora tudo o que está fazendo e apenas preste atenção ao nosso artigo de hoje!

O que há de especial em uma canção? Há melodia, letra e, como se vê, segredos para decifrar em um idioma que você ainda está aprendendo.

Mas, se o idioma que você está aprendendo é o italiano, posso te dizer que você tirou a sorte grande!

Observe algumas músicas italianas. Elas fornecem contexto bonito para uma língua bonita, e hoje, vamos mostrar canções italianas fáceis para todos.

Neste artigo, vamos olhar algumas canções específicas que podem ajudá-lo com sua aprendizagem do italiano, mesmo e especialmente se você ainda for um novato na aprendizagem do idioma.

Mas antes de começarmos com as canções, algumas dúvidas podem pairar sobre a sua cabeça sobre como usar isso como uma ferramenta de aprendizagem do italiano.

 

 

Por que nunca é cedo demais para começar a aprender italiano com canções?

 

Quando se aprende qualquer idioma o processo, na maioria das escolas de idiomas, deixa em segundo plano as músicas e canções do novo idioma. Mas, a maioria dos alunos foi atrás de aprender aquele idioma por causa das canções (afinal, dublar no chuveiro aquela canção favorita sem saber a letra não satisfaz a ninguém).

Esse processo atrasado de endeusar as gramáticas só afasta o aluno do seu real objetivo que é usar o novo idioma de verdade. Então, vamos elevar o processo de aprendizagem a um patamar totalmente novo.

Você duvida? Pois quando você memoriza uma canção em italiano, mesmo que no começo você não saiba exatamente a letra, você está falando em italiano. Já se deu conta? Isso funciona muito mais do que decorar regras de gramática que funcionam apenas quando se escreve algo (na maioria das vezes profissionalmente apenas).

Então, tudo o que for mais interativo e fizer você mergulhar e usar o idioma vai funcionar melhor do que ficar preso horas e horas a lições e regras de um livro. Jogos que ensinam italiano, por exemplo, ou outras opções on-line para aprender a língua são fabulosas.

Quanto mais cedo você começar a escutar e estudar músicas em seu processo de aprendizagem da língua italiana, melhor será. Pense sobre as canções de sua infância, quando estavam aprendendo sua primeira língua. Você não tem uma compreensão real de gramática ou vocabulário antes de você começar a cantar suas rimas do ABC. Na verdade, você usou essas músicas antes de adquirir suas habilidades de linguagem.

Então, ao invés de esperar até mais tarde para usar músicas, o que é realmente colocar a carroça na frente dos bois, use já no primeiro dia de aula. Canções ficam na memória, não importa quantos anos passem, estará lá para serem acessadas sempre assim como suas informações de vocabulário, estrutura e contexto da língua.

E a linguagem é contexto. É realmente através do contexto que a linguagem vive dentro de quem a aprende.

Então, se você quer realmente aprender italiano e aprender isso rápido, considere as canções italianas como uma das ferramentas mais eficientes e eficazes.

 

musicas para aprender italiano

 

Aprender italiano com canções: 7 músicas que você vai adorar cantar

 

1. Imbranato | Tiziano Ferro

 

É um cantor, compositor, produtor e romancista italiano. Estreou em 2002 com seu disco Rosso Relativo.

A música Imbranato (cuja melhor tradução é atrapalhado)conta a história de um rapaz perdidamente apaixonado. Claro que a interpretação muito romântica de Tiziano Ferro influencia na urgência das palavras de paixão. A história mostra a urgência dos sentimentos, mas claro que pode ser cantada por uma mulher. A música permite tudo.

Excelente material de estudo, foi largamente tocada no Brasil na época da novela Mulheres Apaixonadas.

Linguagem fácil e lenta, ou seja, perfeita para iniciantes. Levem no celular, no Ipad, tablete e, claro, num Pen Drive ou CD para encarar com muito amor e produtividade os engarrafamentos.

 

           

2. Strani Amori | Laura Pausini

 

É uma cantora e compositora italiana. Canta em italiano, espanhol, inglês e português, iniciou sua carreira profissional ao ganhar um festival de música com a música La solitudine.

Esta música, Strani Amori, traz a história conturbada de um amor, que a princípio é adolescente, mas pode ser aplicado a todas as histórias confusas de paixões que vão e vem, começam e acabam constantemente, mas que no final toma-se uma resolução de não mais voltar.

Esta música, além de ser extremamente conhecida pelos românticos do mundo todo é de fácil aprendizagem da língua italiana, pois o assunto é de interesse geral e as palavras são de uso cotidiano, fáceis e doces.

 

 

3. Amore Scusami | Graziano Facchini

 

Provavelmente uma das músicas mais italianas das tocadas no mundo todo. Porque digo isso? Todos sabem o quão dramáticos são os italianos, e nesta canção o amor exacerbado é o traço mais italiano visível. Dá a entender que é um amor que chega ao fim, mas coloca a decisão do fim do relacionamento nas mãos da outra pessoa ao dizer E se mi lascerai ricordati che amo te (E se me deixares recorda-te que amo-te)”. Ou seja,o fim ainda não chegou, mas está sofrendo por antecipação. E pede perdão durante toda a música por estar chorando (de forma exacerbada), algo muito italiano, mesmo em homens.

Por ter uma letra curta, falar de sentimentos e possuir uma melodia fácil de seguir e repetir esta é uma das músicas mais indicadas para ser a primeira a ser trabalhada e estudada por alunos iniciantes no idioma italiano.

 

 

4. Incancellabile | Laura Pausini

 

O título desta música já diz tudo! “Incancellabile” quer dizer “Inesquecível” e este tema amoroso é muito explorado nas músicas italianas. Nesta a pessoa amada é praticamente endeusada pela paixão ardente de quem canta. Canta o amor, o desejo, a paixão e o medo de perder o ser amado.

Estudar o idioma italiano usando esta música é avançar um pouco mais no vocabulário doce, amoroso e ao mesmo tempo intenso do modo de se relacionar dos apaixonados italianos.

 

 

5. Dio Come Ti Amo | Gigliola Cinquetti

 

Este clássico italiano traz uma visão diferente do relacionamento amoroso de uma época anterior. Ultrarromântica, esta canção traz um amor pouco carnal e mais abstrato. O amor, pelo sentimento de amar.

Usando esta ferramenta poderosa do idioma italiano, o aluno principiante corre um único risco: o de se apaixonar pelas músicas mais antigas italianas e, provavelmente, mais ricas em vocabulário.

 

 

6. Sapore di sale | Gino Paoli

 

Eis um grande clássico, sem deixar de ser moderno pelas turbulências do dia-a-dia. Uma música um pouco menos romântica, um pouco mais amarga ou angustiada, mas ao mesmo tempo, traz uma descrição fisicamente apaixonada de um relacionamento. Uma relação que se apega ao instante que estão vivendo, como umas férias, uma fuga da realizada. Um apego ao momento que desfrutam na praia e como é citado “Sapore di sale, sapore di mare. Un gusto un po’amaro di cose perdute. Di cose lasciate lontano da noi
Dove il mondo è diverso, diverso da qui.(Sabor de sal, sabor de mar Um gosto um pouco amargo de coisas perdidas. E coisas deixadas muito longe de nós
Onde o mundo é diferente, diferente daqui.)”

Fantástica para os iniciantes nos estudos do idioma italiano, Sapore di sale, traz repetições de grandes trechos, modificando algumas palavras, sem perder seu valor musical e como ferramenta de estudos. A repetição fixa na memória todas as palavras novas de um jeito fácil. Você não vai se arrepender de colocar esta música no modo de repetição!

 

 

7. Con te Partiro | Andrea Bocelli

 

O cenário mais libertador, ainda que um pouco sonhador, é o que permeia esta música. A paixão declarada é tão avassaladora que o mundo se descortina como possibilidade para ser descoberto pelo casal unido e apaixonado. Agora o mundo é todo lindo e pode ser visitado por eles.

Mas, há algo de desesperado na letra da música quando quem canta destaca que o mundo é sombrio sem o ser amado, como um quarto vazio e sem luz.

Esta canção vale muito a pena para os iniciantes da língua italiana, pois já inicia o estudante no vocabulário das viagens e aventuras, sem deixar de falar nos sentimentos.

 

Cada um dos artistas acima (e muitos outros mais que não foram listados) tem um mundo de outras músicas para explorar, e você pode frequentemente encontrar as letras das canções para ajudá-lo a estudar pesquisando o nome da música mais testo (que significa letra da música).

Há milhares de sites que trazem letras e vídeos de músicas italianas que servirão como ferramentas para o estudo de italiano, portanto, mãos a obra e sem preconceitos com estilos musicais.

Aliás, sugiro que conheçam o rock italiano, que é realmente interessante. Eis a sugestão:

Luciano Libague não é apenas um dos artistas de rock mais famosos da Itália, é também famoso por ser escritor e ótimo diretor de cinema. Ligabue, como muitas estrelas de rock do mundo, começou sua carreira musical em uma banda amadora. Sua carreira decolou após conhecer o produtor Angelo Carrara, que ajudou a gravar seu primeiro LP (Sim! Naquela época ainda não existia o CD).

Suas músicas mais famosas são: “Balliamo sul mondo” (“Vamos dançar no mundo”), “Ho perso-lhe liberdade condicional” (“Perdi as palavras”) e a mais bem sucedida de todas “, Notti Certe” (“Certas noites”), que foi eleita a “melhor musica italiana dos anos 90” segundo pesquisa realizada por uma famosa revista de música popular.

Então, agora é só preparar a sala, afastar o sofá, separar um bloco e entre uma música e outra anotar o vocabulário que quiser (escolha as melhores frases e pense em como empregar elas no seu cotidiano).

Ah! Claro que você deve sugerir a alguém que estude juntinho com você esse idioma tão apaixonado e, quem sabe essas danças não sejam o empurrãozinho que faltava para um namoro ou, pros casais, um impulso direto para a Itália na próxima viagem (segunda lua de mel?)?!

 

 

Quanto a você!?

 

Você já ouviu alguma música da lista? Que outra música em italiano você acrescentaria a esta lista?

Avise-me, usando a seção de comentários abaixo.

Obrigada pela leitura e espero que tenham gostado deste artigo.

 

Autora: Bianca Salvetti

Compartilhe Com Seus Amigos
/

8 Commentários

  1. Ja ouvi varias da lista.Acrescentaria Biaggio Antonacci.

  2. Adoro todas ! Eu deixaria canzone per te

  3. Já ouvi todas, gosto muito de Nessum dorma e Oi Che amo solo te <3

  4. Estou muito interessada,pois acredito que assim fica mais prazeroso.

  5. ja ouvir todas sao lindas

  6. Renato Russo, gravou muitas músicas em italiano, pois assim passei a admira a lingua “Italiana”.

  7. Ouço todo domingo e pratico durante a semana desde Humberto Tozzi a Andrea Bocelli.

  8. Dolce amore mio..belissima ouço todas.Laura a Eros Ramazzote.. Incriveis

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *