Como Dizer Bom Dia Em Francês

A diferença do Bom Dia Em Francês da França e de Quebec

Esta é uma das perguntas mais recorrentes que recebemos dos assinantes da nossa lista de e-mails. Por ser muito mais do que um cumprimento, resolvemos tocar neste assunto: “Bom Dia Em Francês.”

Esta é uma das formas mais utilizadas para iniciar uma conversa, principalmente entre pessoas que ainda não se conhecem.

A noção do bom dia em francês é bem ampla, durando o dia inteiro. Enquanto houver sol, assim como na Europa quase toda, usa-se o Bom Dia, que é o BONJOUR para cumprimentar em francês.

 

BONJOUR

Esta é a maneira mais simples, padrão, de dizer Bom Dia Em Francês.

 

bom dia em frances

 

  • Esta é a maneira mais comum de dizer bom dia em francês, e você pode usar esta saudação em qualquer país de língua francesa ou região.
  • Este termo é uma combinação literal das palavras “bon” e “jour.” Bon significa “bom” e jour significa dia.
  • Pronuncie o bonjour assim: bôun-júrr.

 

Leia também: 9 Frases em Francês Que os Franceses Adoram Dizer

 

Outras frases que você deve aprender para complementar o Bonjour:

1 – Acrescente “madame”, “mademoiselle”, ou “monsieur” sempre. Esta é uma forma educada de tratar alguém depois de dizer “bonjour”, usada para abordar essa pessoa por seu título apropriado.

 

  • Diga “bonjour” antes de mencionar o título do ouvinte.
  • Madame é o equivalente em francês ao “senhora” em português. Use este termo para mulheres casadas e pronuncie assim: máh-dáhm.
  • Mademoiselle é o equivalente em francês ao “senhorita” em português. Use este termo para mulheres solteiras e pronuncie assim: mah-dm-uuh-zéll.
  • Monsieur é o equivalente em francês ao “senhor” em português. Você pode usar este termo para qualquer homem, casado ou solteiro e pronunciá-lo como muê-syêr.

 

2 – Você deve cumprimentar a um grupo usando “bonjour à tous”.  Ao cumprimentar uma multidão ou audiência (de rádio, por exemplo) o ideal é usar essa frase.

 

  • Traduzindo: à tous significa “para todos” ou “a todos”. Esta frase traduz-se aproximadamente em “bom dia para todos” ou “bom dia a todos”.
  • Você normalmente usará essa saudação quando se dirigir a uma audiência e não a um grupo de amigos ou familiares. Afinal, esta atitude seria considerada não polida por seu amigos. Se você está em uma posição que o impede de cumprimentar um a um, o uso de “bonjour à tous…” torna-se apropriado.
  • Bonjour à tous deve ser pronunciado assim: bóun-júrr ah tússs, com o som de “s” próximo a um “z” suave.

 

3 – Só se diz “bon matin” ou “bonne matinée” em algumas poucas ocasiões. Ambos os Bon matin e Bonne matinée são traduzidos literalmente como “bom dia”, mas nenhuma delas é usada frequentemente como uma saudação.

 

  • Na França, esta saudação é raramente usada, mas é usada em língua francesa do Quebec como uma saudação informal entre as pessoas que estão próximas, como familiares, amigos, colegas ou colaboradores próximos.
  • Pronuncie bon matin assim: bôun máh – tâhn.
  • Pronuncie assim o bonne matinée: bôhnne máh-tíenêh.

Quanto a você!?

 

Espero que você ponha em prática essas dicas e conte-me em breve como foi útil conhecer esse cumprimento e saber como usá-lo.

Avise-me, usando a seção de comentários abaixo ou junte-se a mim nas redes sociais para iniciar uma conversa.

Obrigada pela leitura e espero que tenham gostado deste artigo.

 

Inscreva-se usando o formulário abaixo para receber um Áudio Curso de Francês e ser avisado sobre os meus próximos artigos diretamente no seu e-mail.

 

 

 

Autora: Bianca Salvetti

Compartilhe Com Seus Amigos
/

3 Commentários

  1. Gostei

  2. Tenho intenção de fazer um intercâmbio na França. E aprender como me comunicar me ajudara a ter melhores oportunidades. Agradeço o envio do material e instruções.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *