9 Filmes Para Aprender Inglês Com Filmes

Antes de começarmos esse artigo, responda a essa pergunta: você gosta de ver filmes?

Na verdade, muito poucas pessoas responderiam que não… e se você observou o título do artigo, as chances de você não gostar caem para menos de 1%, certo?

Então, vamos ver algumas dicas sobre esse tópico.

 

Mas, por que aprender inglês com filmes?

 

Assistir filmes em inglês é uma maneira incrível de melhorar sua pronúncia e vocabulário em inglês – especialmente as habilidades de escutar e falar.

Se você está cansado dos livros de aprendizagem difíceis, recheados de gramática e listas de palavras (que nem mesmo apresentam a pronúncia), então pare tudo e assista a esses filmes clássicos de Hollywood. E claro, aprimore o seu inglês ao mesmo tempo.

 

  • Então, se seus professores, amigos ou familiares perguntar por que você está assistindo muitos filmes ao invés de ler para melhorar as suas notas, você pode apenas dizer que: filmes, em geral, não são feitos para aprendizes de língua inglesa. Tudo que você ouve é exatamente como é na realidade, é rápido, com sotaque nativo realista. Então, você está avançando muito em seus estudos.

 

  • Filmes usam linguagem natural. Então eles são uma ótima maneira de aprimorar seu vocabulário em inglês, através de palavras, frases e gírias comuns do inglês americano. Não há nenhuma outra maneira melhor de aprender a linguagem cotidiana que não se aprende na sala de aula tradicional do que assistindo a filmes.

 

  • Ei! Filmes são divertidos! Assistir a um filme é uma ótima maneira de mergulhar no inglês, mesmo quando você está cansado demais para fazer qualquer coisa (como leitura, por exemplo).

 

  • Assistir filmes em inglês também vai te dar uma visão da cultura. Você será capaz de aprender mais sobre os lugares que te interessam. Se você vai viajar para lá, você não apenas saberá inglês, mas também compreenderá a cultura e a história.

 

  • Se você quer algum assunto para conversar com seus amigos ingleses ou em inglês – filmes são um grande tema. Todo mundo (ou quase) gosta de falar sobre filmes!

 

  • Ao ouvir o diálogo do filme, você será capaz de ouvir e aperfeiçoar sua pronúncia em inglês. Então o que você está esperando? Pegue sua pipoca e o seu guaraná. Relaxe e desfrute de uma verdadeira aula de inglês.

 

filmes para aprender inglês

 

Dicas para aprender inglês através dos filmes:

 

  • Escolha filmes que você já conhece. Se você é um novato na aprendizagem do inglês, é melhor escolher um filme que você já viu antes. Por quê? É simples, porque você já sabe o enredo (a história). Desta vez, você pode se concentrar na linguagem ao invés de tentar seguir e decifrar uma nova história.

 

  • Use legendas. Só porque você está usando legendas, não quer dizer que você está trapaceando, afinal, você ainda está ouvindo o áudio em Inglês. Se você é de um nível iniciante, use legendas no seu próprio idioma, até que você se sinta mais confortável assistindo o filme sem elas. Se você é de um nível mais avançado, desafie-se um pouco a sair da sua zona de conforto e assistia a um filme com legendas em inglês. Você pode não conseguir entender palavra por palavra e isto pode ser muito cansativo, em vez disso basta usá-las (as legendas) para obter a ideia central de alguma coisa, se o discurso tornar-se muito rápido ou a linguagem for muito informal de maneira que você não consiga entender a história.

 

  • Comece aos poucos. Se você acha que aquele filme épico e longo (com mais de três horas de duração) é difícil demais para você, que está só começando a usar os filmes como ferramenta de aprendizagem, só há uma coisa a fazer: Não assista esse! Escolha o filme que é relativamente curto e evite qualquer filme que se relacione a um nível mais profundo de compreensão da história ou cultura, porque este tipo consome muita energia do pensamento sobre o próprio enredo, não deixando espaço nem tempo hábil para você se concentrar na linguagem em si.

 

  • Divida o filme em partes. Se você estiver vendo um filme cansativo em inglês, pare com isso um pouco. Assista ao filme em partes de 30 minutos, por exemplo. Depois que você já assistiu uma parte, procure fazer outra coisa. Beber ou comer alguma coisa, verificar seus e-mails, seja o que for não importa, contanto que você possa estar mais concentrado durante as próximas partes do filme. Assistir a um filme completo apenas em inglês pode ser realmente avassalador e frustrante, especialmente se você está esforçando-se para entender, é por isso que é uma boa ideia vê-lo em partes menores.

 

  • Ouça e repita. O legal de se ver um filme gravado on-line ou em um DVD é que você é capaz de fazer uma pausa e voltar se você não entender – algo que você não pode fazer com seus professores de inglês na sala de aula tradicional. Então, se surgirem dúvidas volte para uma parte que você não entendeu e fale em voz alta. Repita algumas vezes e  leia também o que dizem as legendas. Repetir em voz alta o que se estava ouvindo é uma ótima maneira de aperfeiçoar um sotaque até o natural, isto é algo um pouco mais difícil na sala de aula de idiomas. Você poderia se sentir um pouco bobo fazendo esse exercício, mas fazer isso em nossa casa, sem a “plateia” em um cursinho de idiomas presencial, quebra essa vergonha, então repita o quanto puder, até você conseguir fazer o mais próximo possível do original!

 

  • Você gosta de assistir a filmes. Não gosta de teatro? Não vá vê-lo! Não gosta de romance? Não leia! Há, literalmente, milhares de filmes e, com certeza, há algo para todos os gostos. Escolha o tipo de filme (comédia, ficção científica, romance, terror, etc.) que você prefere. Se você tenta assistir a filmes que não são nem um pouco interessantes para você, seu pensamento vai participar do processo e você não vai ter espaço para focar apenas no aprendizado.

 

  • Foque em filmes de um só país. Você já deve saber que o inglês é falado em todo o mundo, em diferentes países, mas quando você está tentando aprender Inglês é melhor se restringir a uma área, pois o idioma ganha sotaques em cada lugar. Escolha o país que mais lhe interessa e comece com estes filmes (até se tornar mais confiante, pelo menos). A maioria dos alunos prefere aprender inglês com filmes americanos, porque estão mais familiarizados com a cultura e tendem a ser mais fácil de entender em comparação com outros países de língua inglesa.

 

  • Assista com amigos. Você tem alguns amigos que também querem aperfeiçoar suas habilidades em inglês? Combinem de irem juntos ao cinema. Aí, você não apenas vai sair com seus amigos, mas você também será capaz de trocar experiências e informações sobre o filme e o vocabulário com mais alguém que também viu o filme. Para ir um pouco mais além, tomem um café (claro que pode ser um lanche fast-food também) após o filme e discutam suas opiniões e partes favoritas do filme (se puder ser feito em inglês será melhor, claro).

 

  • Um filme por dia. Se você ouviu uma frase ou palavra que você amou e quer ser capaz de usar no futuro, anote-a! Enquanto você assiste a seus filmes, pause o vídeo quando você ouvir algo que você pode achar útil no futuro e anote em um papel (ou no seu bloco de notas do celular mesmo). Desta forma você está colecionando frases da vida real que você pode praticar e usar com os teus amigos de língua inglesa no futuro (contanto que não sejam ofensivas).

 

Leia também: 56 Frases em inglês essenciais para negócios

 

9 Filmes Americanos Para Aprender Inglês Com Filmes

 

1. “The Social Network” – A REDE SOCIAL (2010)

Estrelando: Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Andrew Garfield.

 

a rede social

 

Enredo: Quer saber a história por trás da criação do Facebook? Este filme conta a história do jovem Mark Zuckerberg, um nerd estudante de Harvard, que quer revolucionar a forma como nos comunicamos com outras pessoas. O filme mostra como Zuckerberg acidentalmente encontra a fama e torna-se um milionário – mas há um preço a ser pago.

Mark Zuckerberg mostra-nos que ele tem tudo em termos de coisas materiais, mas muito pouco em termos de amigos. Mark Zuckerberg tem que ir ao tribunal várias vezes e o filme questiona se realmente era Mark Zuckerberg ou não quem primeiro criou a maior rede social do mundo, o Facebook.

Porque esse é um ótimo filme para aprender inglês: é um premiado filme escrito por Aaron Sorkin. É famoso por seu diálogo natural e engraçado, o que torna este filme realmente agradável e fácil de entender o enredo. Além disso, quase todo mundo entende e usa o Facebook e você automaticamente será capaz de se relacionar com o filme sem falar que você também será capaz de pegar um monte de vocabulário inglês relacionado a computadores, tecnologia e redes sociais.

 

2. “The Hangover” – SE BEBER, NÃO CASE (2009)

Estrelando: Ed Helms, Bradley Cooper e Zach Galifianakis.

 

se beber nao case poster

 

Enredo: Quatro amigos vão para Las Vegas para a despedida de solteiro de um deles, dias antes do casamento deste. Mas inesperadas aventuras selvagens acontecem e eles enfrentam muitos problemas. E a grande pergunta que fica latejando no pensamento dos espectadores é: eles vão voltar a tempo para o casamento?

Por que esse é um ótimo filme para aprender inglês: Em primeiro lugar, é um filme muito engraçado e que nos mantém interessados durante todo o tempo. E depois, é uma comédia e nós contamos muito com os elementos visuais, que facilitam o entendimento dos diálogos entre os personagens.

Todos os personagens em “The Hangover” usam Inglês coloquial, o que torna este filme uma impressionante forma de mergulhar nas gírias americanas modernas que irão ajudar a, de certa forma, participar da vida cotidiana americana, afinal, você pode estar pensando em se mudar para os Estados Unidos.

 

3. “The Hunger Games” – JOGOS VORAZES (2012)

Estrelando: Jennifer Lawrence e Liam Hemsworth.

 

jogos vorazes

 

Enredo: Esta história acontece no futuro, em uma nação futurista chamada Panem. A cada ano duas pessoas são escolhidas para representar o seu distrito em The Hunger Games de luta. São escolhidos por um sistema de loteria. É mostrada a história de Katniss, uma garota de 16 anos, do distrito 12. Seu treinamento intenso é fiscalizado e, em seguida, mostra como ela de repente é colocada em combate para representar sua área nos 74º Jogos de Vorazes.

Por que é um ótimo filme para aprender inglês: É um filme muito visual e de pouco diálogo. Enquanto as ações são rápidas, a língua é relativamente fácil de entender, ao contrário de outros filmes de ficção científica e futuristas que usam termos complexos.

O sotaque é norte-americano, então não há nenhum problema em entender o que dizem os personagens. Os personagens não falam muito rápido e é bastante fácil de entender o que está acontecendo. É também um filme cheio de ação e tem uma trama interessante, o que torna ainda melhor como material de estudo da língua inglesa. Este filme tem algo para todos, pois habilmente reúne ação, romance, comédia e o futuro do planeta em um só filme.

 

4. “Toy Story” (1995)

Estrelando: Tim Allen e Tom Hanks.

 

toy story

 

Enredo: Este é um filme de animação, que segue a história de um jovem garoto chamado Andy. Andy adora brincar em seu quarto com seus brinquedos. Ele adora brincar especialmente com Woody, um boneco cowboy. Quando Andy sai do quarto, os seus brinquedos ganham vida e por ser o favorito de Andy, Woody controla todos os outros brinquedos. Mas a mãe de Andy dá um novo brinquedo para ele em seu aniversário, chamado Buzz Lightyear, um patrulheiro do espaço, que se torna o novo brinquedo favorito de Andy e vai bagunçar a hierarquia que existia.

Woody sente-se magoado e fica com ciúme da atenção que Andy dá a seu novo brinquedo, e aí Woody tenta se livrar de Buzz. Mas, quando os dois brinquedos começam a lutar… eles se perderem. E a aventura está só começando, recheada de ação, emoção e claro, comédia.

Por que esse é um ótimo filme para aprender inglês: Filmes de animação, como “Toy Story” são geralmente escritos e destinados a um público mais jovem, o que significa que a história e o vocabulário usados não são difíceis. Mesmo que o filme seja principalmente para as crianças, o diretor o fez atraente também para adultos.

 

Leia também: 10 Ferramentas de idiomas para dispositivos móveis

 

5. “Cast Away” – O NÁUFRAGO (2000)

Estrelando: Tom Hanks, Helen Hunt e Chris norte.

 

naufrago

 

Enredo: Este é um drama americano que conta a história de Chuck Noland (Tom Hanks), um analista de sistemas, que tem que viajar ao redor do mundo para corrigir problemas nos centros de Fedex. Chuck é convocado na época do Natal para ir para a Malásia a negócios e é forçado a deixar sua agora noiva Kelly (Helen Hunt) em casa.

O avião atinge uma terrível na tempestade e cai em algum lugar no Oceano Pacífico. Chuck consegue escapar vivo da queda do avião e agarra-se a um salva-vidas no mar gelado. No dia seguinte ele vai parar em uma ilha deserta e a história segue, mostrando sua sobrevivência na ilha e os dias que divide com Wilson, uma bola de vôlei que ele achou em um dos pacotes que caiu no mar.

Todos os dias o Chuck fala com a bola (Wilson) para enfrentar a sua solidão. Quatro anos mais tarde Chuck, ainda na ilha, durante uma pesca em uma jangada artificial que ele fez, Wilson cai no mar e não pode ser resgatado, deixando Chuck sentindo-se solitário e perdido novamente até que, enfim, ele é resgatado pela passagem de um navio de carga. Chuck é levado de volta para casa, no entanto, quatro anos depois, tudo mudou e já não existe a vida que ele conhecia.

Porque este é um ótimo filme para aprender inglês: a maior parte do diálogo neste filme é um monólogo (uma pessoa falando). Não existem muitas relações complicadas ou entre personagens diferentes, o que torna este filme muito fácil de seguir. Tom Hanks também é conhecido por sua voz clara e lenta, que é perfeita para qualquer aluno de Inglês entender.

 

6. “(500) Days of Summer” – (500) DIAS COM ELA (2009)

Estrelando: Zooey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt.

 

500 dias com ela

 

Enredo: Não é a história de amor típica. Em 8 de Janeiro, o jovem arquiteto Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) conhece Summer Finn (Zooey Deschanel). Ele se apaixona por ela imediatamente, e durante os próximos meses, eles passam muito tempo juntos. Então no verão ele descobre que ela não acredita no amor.

Apesar de todo o tempo que eles passam juntos, no verão ela já não sente o mesmo sobre Tom. Alguns anos mais tarde eles se reencontram e ela diz que ele estava certo sobre o amor e que ela conheceu alguém por quem se apaixonou.

Porque este é um ótimo filme para aprender inglês: é uma narrativa da perspectiva de uma pessoa, por isso é fácil de seguir. Não é a história de amor típica e ele prende a atenção do público desde o início.

 

7. “Twilight” – CREPÚSCULO (2008)

Estrelando: Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner.

 

crepusculo

 

Enredo: Bella Swan é uma adolescente que sempre foi diferente dos outros. Ela nunca se importou em fazer parte de um grupo legal de garotas. Quando a mãe se casa novamente, Bella decide se mudar e ir morar com seu pai em uma pequena cidade em Washington. É uma cidade chuvosa, tediosa e com nada de interessante para se fazer, especialmente para uma adolescente, até que ela encontra um rapaz misterioso e muito bonito chamado Edward Cullen.

Edward também é um rapaz diferente dos outros – ele é bonito, inteligente e espirituoso. Mas, Bella vai descobrir o que realmente a atrai nele: ele é um vampiro e não envelhece desde 1918. Bella e Edward se apaixonam e esta é uma história moderna de Romeu e Julieta, sobre o amor proibido.

Porque este é um ótimo filme para aprender Inglês: Este filme é destinado a adolescentes e jovens adultos e utiliza o Inglês do dia-a-dia. A linguagem é tipicamente americana e o sotaque dos personagens são claros e fáceis de compreender. Este filme é baseado na série da autora Stephenie Meyer, e se você já leu a série popular em seu próprio idioma, então você vai entender a trama do filme ainda mais.

 

Leia também: Cursos de idiomas – O que mudou com os cursos online?

 

8. “The Break-up” – SEPARADOS PELO CASAMENTO (2006)

Estrelando: Jennifer Aniston e Vince Vaughn.

 

separados pelo casamento cartaz

 

Enredo: Gary (Vince Vaughn) e Brooke (Jennifer Aniston) se conhecem em um jogo do Chicago Cubs. Eles são atraídos um pelo outro imediatamente e Brooke se encanta pelo humor de Gary. Eles começam a namorar e logo compram um apartamento juntos. Gary é um guia turístico e Brooke gerencia uma galeria de arte. Suas origens são muito diferentes, e depois de viverem juntos eles descobrem que têm interesses diferentes.

Próximo passo? Eles decidem se separar, mas eles não concordam sobre o que fazer com seu apartamento. Então, eles dividem o espaço como colegas de quarto. Gary volta a viver como um solteiro, ir a festas e convidar mulheres para sua casa. Isto magoa Brooke ainda mais. Ela então decide largar seu emprego e viajar pela Europa. Em seu retorno, Gary compreende os erros que ele cometeu e tenta reconquistar o coração dela. Esta é uma comédia cheia de tropeços que a plateia inteira irá desfrutar.

Por que esse filme é ótimo para aprender inglês: Este filme está cheio de linguagem cotidiana e gírias que são usadas em muitas situações sociais. Você vai aprender a língua relacionada à comunicação com um parceiro (amoroso) e também algumas linhas comuns usadas em argumentação. É um filme engraçado, é fácil de entender e o humor que é usado é simples e claro, o que permitirá até mesmo aos não nativos compreenderem a essência das piadas.

 

9. Forrest Gump (1994)

Estrelando: Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise e Sally Field.

 

forest gump

 

Enredo: Forrest Gump (Tom Hanks) está sentado em um banco, numa parada de ônibus, onde ele começa a contar a sua história para alguns estranhos que estão esperando o ônibus. Sua narração começa com ele ainda criança, quando tinha um problema nas pernas e usava um complicado aparelho. Ele sofreu muito bullying das outras crianças.

Finalmente, ele conhece a jovem Jenny (Robin Wright) e se apaixona por ela e eles se tornam melhores amigos. Um dia, enquanto ele está fugindo do bullying das crianças, de repente descobre que ele é muito rápido na corrida, e isso faz com que ele ganhe uma bolsa de estudos para a faculdade (mesmo que ele não seja academicamente muito inteligente).

Após se formar na faculdade, ele mergulha de cabeça como soldado na guerra do Vietnã. Lá ele salva vidas de muitos amigos e é premiado com uma medalha de bravura. Ao mesmo tempo, Jenny está com problemas em casa. Tornou-se uma viciada em drogas e está muito doente. Quando Forrest retorna ele revê Jenny e pede a ela para se casar com ele, mas ela diz que não. Forrest fica tão triste, que vai para uma corrida. Sua corrida se transforma em uma maratona e dura três anos.

Porque este é um ótimo filme para aprender inglês: É um filme perfeito para aprender inglês, pois o discurso é lento devido a alguns problemas mentais do Forrest Gump. A linguagem é simples e descomplicada e é realmente fácil de seguir. Ele também vai te ensinar algumas partes importantes da cultura e da história dos Estados Unidos que não se vê facilmente em outros filmes.

Você vai aprender sobre o envolvimento dos Estados Unidos na guerra do Vietnã e o movimento hippie popular nos anos 60. É daqueles filmes tipicamente favoritos de quem o viu. É um excelente modo de puxar conversa, pois pode-se dizer que quase todo mundo viu este filme.

E chegamos ao fim da nossa lista. Estes são só alguns dos muitos ótimos filmes para assistir que vão ajudá-lo a aprender Inglês. Então, agora você não precisa de uma desculpa para assistir a um filme ou dois – você vai aperfeiçoar seu inglês ainda mais! Fique à vontade, faça pipoca, prepare o refrigerante e as almofadas e comece uma maratona de filmes para aprender Inglês de verdade.

 

Quanto a você!?

Qual filme da lista você ainda não assistiu? Que outro filme você acrescentaria a esta lista?

Avise-me, usando a seção de comentários abaixo.

Obrigada pela leitura e espero que tenham gostado deste artigo.

 

Inscreva-se usando o formulário abaixo para receber um Áudio Curso de Inglês e ser avisado sobre os meus próximos artigos diretamente no seu e-mail.

Autora: Bianca Salvetti

Compartilhe Com Seus Amigos
/

1 Comment

  1. Ótimas dicas, adorei este artigo!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *